A Prefeitura de Orleans recebeu oficialmente as chaves do antigo prédio do INSS, que será utilizado como nova sede da Secretaria Municipal de Saúde. A cessão do imóvel, consolidada na última semana, representa uma antiga demanda da administração municipal e deve ampliar a estrutura de atendimento à população.
Em entrevista à Rádio Cruz de Malta FM, o secretário de Saúde de Orleans, Paulo Conti, destacou que a mudança deve trazer melhorias tanto para os profissionais quanto para os usuários do sistema público de saúde.
“Isso significa melhores condições de trabalho para todos os nossos colaboradores aqui da Secretaria da Saúde e também melhores condições de atendimento, mais conforto e mais segurança. Lá vai gerar um melhor atendimento, melhores condições de atendimento e até mais conforto ao nosso usuário”, afirmou.
O novo espaço está localizado ao lado da Unidade de Saúde São Donato, em uma área considerada estratégica pela Secretaria. O prédio conta com uma estrutura mais ampla, estacionamento e ficará próximo de outros serviços de saúde do município.
Segundo Conti, a localização deve facilitar o deslocamento dos pacientes e a integração entre os atendimentos. “Tudo o que gera de exames e de encaminhamentos fica próximo de três unidades de saúde: essa nova, com previsão de entrega para o final do ano ou início do ano, a São Donato e a São Lucas, onde fica o centro de especialidades. Isso vai facilitar muito o deslocamento”, explicou.
O secretário informou que o imóvel não precisará passar por grandes obras. As intervenções serão voltadas principalmente para adequações internas, como divisórias, parte elétrica, informática e climatização.
“As reformas são muito discretas. Não vai ter praticamente quebra-quebra nenhum. Apenas adequar as divisórias porque, no tempo do INSS, era de um jeito, e nós temos vários setores”, detalhou Paulo Conti.
A previsão é que a Secretaria de Saúde passe a funcionar no novo endereço dentro de aproximadamente 90 dias. O prazo depende da conclusão das adequações e da instalação dos equipamentos necessários.
“Eu penso que em 90 dias nós já estaremos lá. Já temos as licitações das divisórias encaminhadas, mas o que pode demorar um pouco é a parte de informática, climatização, a parte elétrica e alguns móveis também”, afirmou.

LIGUE