A Prefeitura de Urussanga e a Comissão Central Organizadora anunciaram o adiamento da Festa do Vinho, que estava prevista para acontecer em agosto deste ano. A decisão foi tomada após a confirmação da formação do Super El Niño e a avaliação dos possíveis impactos climáticos e econômicos para o município.
Em entrevista à Cruz de Malta FM, a prefeita Estela Talamini explicou que o anúncio foi resultado de um processo de análise envolvendo diferentes setores da comunidade e entidades ligadas ao evento.
Segundo a prefeita, a preocupação não envolve apenas a possibilidade de chuvas durante a festa, mas também os reflexos econômicos que um cenário climático adverso poderia provocar.
“Esse cancelamento não é uma coisa só da prefeita, mas ele é um cancelamento ouvindo as pessoas para poder tomar essa decisão”, afirmou Estela.
A gestora destacou que a festa já estava praticamente organizada, mas que a possibilidade de prejuízos futuros pesou na decisão. “A festa estava pronta. Então isso nos entristece bastante, mas que ela não aconteça agora. Ela vai ser transferida para o ano que vem”, declarou.
A prefeita explicou que o município precisou avaliar se os recursos previstos para o evento deveriam continuar sendo aplicados ou se seria mais prudente manter uma reserva para possíveis necessidades.
“É melhor dar um passo para trás para poder dar dois lá na frente e manter uma festa que é tradicional, que tem toda uma história, firme e forte como ela sempre foi”, destacou.
Recursos serão preservados para prevenção
De acordo com Estela Talamini, a Festa do Vinho possui um modelo em que, em condições normais, o evento consegue se manter financeiramente por meio de ingressos, passaportes, investidores e participação de empresas. Mesmo assim, existe uma reserva técnica mantida pela administração municipal para situações de emergência.
“Nós temos uma festa que acontece num parque aberto. Com El Niño ou sem El Niño, a gente corre o risco de ter chuva”, explicou.
A prefeita relembrou que edições anteriores já enfrentaram problemas relacionados ao mau tempo e que, diante das previsões atuais, a administração optou por uma postura preventiva.
“Dizem que o El Niño tem quatro categorias e que esse vai além da quarta categoria. Então, o Governo do Estado faz um decreto, nos chama a atenção para a gente se preparar”, afirmou.
Sobre os valores já pagos pelos participantes, Estela informou que os contratos foram analisados e que a devolução dos passaportes será organizada nesta semana.
“Está lá numa conta separada, então ninguém vai ter prejuízo por conta disso”, garantiu.
A prefeita confirmou que a Festa do Vinho não foi cancelada de forma definitiva, mas apenas transferida. A administração ainda vai definir a melhor data para a realização do evento em conjunto com as entidades envolvidas.
Uma das possibilidades é conciliar a programação com o Gemellaggio, tradicional evento previsto para maio, ou manter a Festa do Vinho no período tradicional, em agosto.
“São decisões que a gente vai amadurecer junto com as entidades que participam desse evento”, finalizou Estela Talamini.

LIGUE