89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 3464-3364
MANDE WHATSAPP

Alerta: novo golpe mira aposentados após denúncias de descontos indevidos no INSS

Após a revelação de cobranças indevidas em aposentadorias e pensões pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), feita pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), golpistas passaram a usar o tema como isca para enganar aposentados e pensionistas.

A nova modalidade de golpe tem se espalhado por meio de ligações telefônicas e mensagens via WhatsApp. Os criminosos se passam por supostos funcionários da Previdência Social, alegando que irão “devolver valores descontados indevidamente” e solicitam documentos pessoais e dados bancários das vítimas.

Com as informações em mãos, os golpistas aplicam fraudes no nome dos beneficiários, como abertura de contas bancárias para movimentações criminosas, compras indevidas, ou mesmo falsificação de documentos para aplicar outros golpes em série.

O advogado Odirlei de Oliveira, especialista em Direito Previdenciário, concedeu entrevista ao programa Cruz de Malta Notícias e reforçou o alerta. Ele chamou atenção para o fato de que os criminosos também têm se aproveitado de processos judiciais reais, se passando por advogados para enganar os segurados.

“É importante que o beneficiário nunca forneça dados pessoais ou bancários sem confirmação oficial. Em caso de dúvida, procure o INSS diretamente ou o advogado responsável por sua causa”, destacou Oliveira.

A recomendação das autoridades é que qualquer abordagem suspeita seja imediatamente comunicada às forças de segurança. Beneficiários também devem redobrar os cuidados com seus dados e verificar a veracidade de qualquer contato antes de fornecer qualquer informação.

Ouça a entrevista completa: