89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 3464-3364
MANDE WHATSAPP

Suspensão de descontos do INSS atinge associação de aposentados em Lauro Müller

O governo federal anunciou, na semana passada, a suspensão de todos os descontos mensais realizados por associações e sindicatos diretamente nas folhas de pagamento dos beneficiários do INSS. A decisão, comunicada pelo ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques, é consequência da operação Sem Descontos, deflagrada no último dia 23 pela CGU em conjunto com a Polícia Federal, que apura cobranças irregulares que somam R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

Com a medida, todos os convênios vigentes entre o INSS e entidades da sociedade civil foram interrompidos para a criação de um novo marco legal. Os recursos que seriam repassados às associações já no mês de maio serão retidos e devolvidos diretamente aos aposentados e pensionistas.

Em Lauro Müller, a Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos foi diretamente impactada. Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias nesta segunda-feira (28), o presidente da entidade, Romerio Pedro Amâncio, o Mero, lamentou a situação e afirmou que, apesar da suspensão, não há qualquer investigação envolvendo a associação local ou a Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (COBAP), da qual fazem parte.

Mero explicou que, devido à interrupção dos repasses, serviços essenciais como atendimentos médicos e odontológicos prestados aos associados precisarão ser paralisados temporariamente até que a situação seja resolvida.

A associação aguarda definições do governo federal para retomar os serviços e já iniciou uma mobilização junto aos deputados estaduais e federais para buscar uma solução e não prejudicar entidades que não estão envolvidas no esquema de corrupção.

Ouça a entrevista completa: