Comprometida com o futuro da região, a Unesc reafirma seu papel estratégico ao apresentar, na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), a atualização do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico.
O planejamento, construído com base em um processo democrático e colaborativo que mobilizou mais de dois mil participantes, projetou a visão de futuro da Região Carbonífera até 2030, a qual inclui um território reconhecido pela elevada qualidade de vida, sustentabilidade em todos os domínios, internacionalização e capacidade contínua de reinvenção, fundamentada na cooperação regional.
Foram apresentados os dez projetos estruturantes que compõem o documento estratégico, que organizam e norteiam o desenvolvimento da região: Turismo Integrado; Mobilidade Regional Integrada; Inovação e Sociedade do Conhecimento; Sustentabilidade Ambiental e Uso Consciente dos Recursos Naturais; Desenvolvimento Socioeconômico Regional; Educação para o Desenvolvimento Humano Regional; Inclusão Social e Qualidade de Vida; Infraestrutura Urbana e Desenvolvimento Territorial Sustentável; Cultura, Patrimônio e Identidade Regional; além da Saúde Integral e Bem-Estar Regional.
Além da atualização, foram encaminhadas decisões importantes para o futuro da proposta. Entre elas está a deliberação do colegiado da Amrec quanto à execução do plano; a contratação de uma instituição para conduzir o processo de governança; a realização de um Fórum Regional para definição de prioridades; a criação do Conselho Regional de Desenvolvimento Socioeconômico e a formação de câmaras setoriais para acompanhar a implementação e validação das ações.
Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta terça-feira (22) a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, destacou a importância da versão atualizada do planejamento para o desenvolvimento regional com foco em ações articuladas até 2030.
Ouça a entrevista: