O Sul do Estado ganhou mais um representante em Brasília. Luiz Fernando Vampiro (MDB) retornou à Câmara dos Deputados. Ele substitui Carlos Chiodini (MDB), vice-presidente do MDB Nacional, que deixou o parlamento para assumir a Secretaria de Agricultura e Pecuária do Governo de Santa Catarina.
Esta não é a primeira vez que Vampiro ocupa o cargo. Em 2024, ele assumiu temporariamente a função quando Chiodini se afastou para disputar a pré-candidatura à Prefeitura de Itajaí. Durante os quatro meses em que esteve no mandato, Vampiro teve um importante avanço legislativo: a aprovação, na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD), do seu projeto que institui a Política Nacional de Diagnóstico e Tratamento da Hipertensão Pulmonar.
O deputado também se destacou em outras pautas de grande relevância. Atuou na busca de uma solução mais urgente rápida e eficaz com elevado as margens Morro dos Cavalos, na defesa do polo pesqueiro localizado na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, no Rio Mampituba, no combate ao assoreamento.
Natural de Criciúma, Vampiro foi deputado estadual em dois mandatos (2015-2023), e ocupou cargos de secretário de estado da infraestrutura e da Educação.
Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta sexta-feira (7), o deputado falou da expectativa para o período que ficará em Brasília.
Ouça a entrevista: