O Procon SC notificou a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), a Arteris e a CCR para apurar as filas geradas em praças de pedágio das rodovias catarinenses. Por contrato, as empresas têm um limite de espera para realizar a cobrança – se extrapolar, as chancelas do pedágio devem ser abertas.
Os contratos de concessão pública à exploração das rodovias são formalizados através da ANTT, que foi notificada pelo Procon SC apenas para entender como é feita a fiscalização das empresas concessionárias. Já Arteris e CCR devem se pronunciar em relação às denúncias de longas filas recebidas pelo Procon SC durante a temporada de verão.
Ambas as concessionárias colaboram com o Procon SC, que investiga as denúncias recebidas. Enquanto a CCR alega que abriu as cancelas de seus pedágios 16 vezes no final de 2024 em Santa Catarina, a Arteris argumenta ter aberto uma vez.
A formação de longas filas em pedágios lideraram as reclamações encaminhadas para o Zap Denúncia nos primeiros dias de 2025. A ferramenta do Procon de Santa Catarina permite que consumidores enviem ao órgão denúncias por meio do WhatsApp – 48 3665 9057.
Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quinta-feira (23), a delegada Michele Alves, diretora do Procon SC, comentou sobre as denúncias recebidas e como o órgão tem acompanhado essa situação.
Ouça a entrevista completa: