A cidade de Braço do Norte está implementando o sistema de estacionamento rotativo, conhecido como Área Azul, nas principais vias do centro. Os testes iniciais foram realizados na segunda-feira e terça-feira, sem cobrança de tarifa, apenas com foco na orientação dos motoristas sobre o novo modelo de estacionamento.
A cobrança iniciou nesta quarta-feira (18), após a realização de um check-list pela Prefeitura. O procedimento garantiu que todos os itens acordados no contrato entre o município e a empresa responsável pelo serviço tenham sido atendidos.
Ao todo, serão disponibilizadas 1.484 vagas, sendo 10% destinadas exclusivamente para motocicletas. Também estão previstas áreas de bicicletários para incentivar a mobilidade sustentável.
Os valores das tarifas serão os seguintes:
• R$ 1,25 para 30 minutos;
• R$ 2,25 para 1 hora.
Esses preços são válidos até 2025.
O sistema também define zonas específicas:
• Zona Azul: Permite estacionamento de até 2 horas, sem prorrogação.
• Zona Verde: Permite estacionamento por até 4 horas.
• Zona Branca: Destinada a carros oficiais, idosos e pessoas com deficiência (PCD), sendo gratuita e sem limite de tempo.
Dúvidas frequentes e formas de pagamento
1. Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 08h30 às 18h30, e aos sábados, das 08h30 às 12h30. Aos domingos e feriados, o estacionamento será gratuito.
2. Como comprar créditos: Os motoristas podem adquirir créditos pelo aplicativo Vaga Azul (disponível para Android e iOS) ou pelo site vagaazul.com.br. Também será possível realizar pagamentos nos parquímetros e estabelecimentos credenciados.
3. Isenções: Idosos e PCD estão isentos de cobrança, desde que apresentem a carteirinha do CIRETRAN. Motocicletas também estão isentas nas vagas específicas para motos.
Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quarta-feira (18) o prefeito Beto Kuerten Marcelino comentou que a implementação da Área Azul atende a uma demanda antiga de comerciantes e entidades locais, como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Acivale, que identificaram a necessidade de organizar o intenso fluxo de veículos no centro da cidade.
Ouça a entrevista completa: