Há 14 anos, nascia um propósito idealizado por um médico hematologista que viu a necessidade de criar um grupo de apoio e acolhimento a pacientes e suas famílias que passam pela jornada de enfrentamento ao câncer. O médico hematologista pediátrico Tiago Nava foi quem deu início à formação do Guido – Grupo de Pais e Amigos pela Unidade Infanto-Juvenil de Onco-hematologia). O propósito segue o mesmo – ser uma ‘casa fora de casa’, oferecendo amor e todo o suporte necessário.
Atualmente, a Casa Guido conta com 19 profissionais contratados, que atuam nas áreas administrativa, jurídica, marketing, fisioterapia, captação de recursos, assistência social, psicologia, nutrição, pedagogia, diagnóstico precoce e projetos. Além disso, a instituição também recebe o apoio de voluntários que se dedicam a ajudar na causa, movidos por amor.
A Casa Guido oferece tudo o que há numa casa – quartos acolhedores e com ar-condicionado, para aqueles que precisam passar a noite, visto que há muitos que vêm de outros municípios, refeitórios e cozinha equipada. Além disso, viabiliza todo o suporte em atendimentos de assistência social, pedagógica, psicológica e jurídica; encaminhamento para consulta com médicos especialistas e exames médicos; custeio de Medicamentos rotineiros e de alto custo, além de custeio de cirurgias, procedimentos médicos, próteses e órteses.
Dentro da instituição também há uma brinquedoteca, onde são realizadas atividades lúdicas e as crianças podem ter um tempo para se distrair. Também são oferecidas refeições ao longo do dia e serviço de lavanderia. A diretoria, funcionários e voluntários se unem para criar um ambiente de cura verdadeira.
Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta segunda-feira (25), o presidente da Casa Guido, Rogério Campos, comentou sobre essa data especial e falou a respeito do trabalho fundamental que a entidade realiza na região.
Ouça a entrevista completa: