O Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas para os cursos técnicos gratuitos destinados a quem tem ensino médio completo ou quem está cursando o ensino médio em escolas da região. Todos os cursos são gratuitos e não possuem taxa de inscrição. As aulas começam no primeiro semestre de 2025.
Nesta etapa, as vagas são para os cursos técnicos subsequentes (pós-médio) em Edificações e Eletrotécnica e para o curso técnico concomitante em Meio Ambiente.
Os cursos técnicos concomitantes possibilitam ao aluno cursar paralelamente o curso técnico no IFSC e o ensino médio em outra instituição. Já os cursos técnicos subsequentes são destinados aos candidatos que tiverem concluído o ensino médio na data de matrícula.
Como se inscrever
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no Sistema de Ingresso do IFSC (https://sistemadeingresso.ifsc.edu.br). A seleção dos candidatos é feita por sorteio público, marcado para o dia 5 de dezembro.
Conheça os cursos
O curso técnico em Edificações é da modalidade subsequente, ou seja, para ingressar o candidato já deve ter concluído o ensino médio. O curso tem duração de quatro semestres, com aulas em quatro dias da semana, das 18h45 às 22h20. São oferecidas 45 vagas.
O curso técnico em Eletrotécnica é da modalidade subsequente, ou seja, para ingressar o candidato já deve ter concluído o ensino médio. O curso tem duração de quatro semestres, com aulas em quatro dias da semana, das 18h45 às 22h20. São oferecidas 45 vagas.
O curso técnico Meio Ambiente é da modalidade concomitante. Para ingressar, o estudante deve paralelamente ingressar no ensino médio ou já estar cursando, efetuando matrículas distintas para cada curso, podendo ocorrer uma no IFSC e uma em outra instituição de ensino. São oferecidas 45 vagas. A duração do curso é de quatro semestres e as aulas ocorrem no período vespertino.
Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quarta-feira (6), o professor Niguelme Arruda, diretor de Ensino do IFSC de Criciúma, comentou sobre os cursos que estão com inscrições abertas.
Ouça a entrevista: