89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Projeto proíbe queima de fogos de artifício que produzam barulho, em Lauro Müller

No Brasil, a queima de fogos de artifício está relacionada a jogos de futebol, eventos públicos e privados, festas, formaturas, entre outros. Porém o barulho causado pela explosão é muito prejudicial para autistas, idosos e para os animais.

Em Lauro Müller, um projeto de Lei Ordinária 40/2024 está sendo analisado pela Câmara de vereadores. A proposta visa proibir o manuseio, queima, soltura ou qualquer outra forma de utilização de fogos de artifício ou artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso no município.

Os autores do projeto, os vereadores Guilherme Coan, Lindomar Cataneo (PSD) e Valdecir Miotello (União), argumentam que a proibição pretende evitar prejuízos a pessoas, a animais e ao meio ambiente.

Na justificativa do projeto, os autores reforçam que a queima de fogos de artifício causa traumas irreversíveis aos animais, crianças, idosos especialmente aqueles dotados de sensibilidade auditiva. Em alguns casos, os cães se debatem presos às coleiras até a morte por asfixia. Os gatos sofrem severas alterações cardíacas com as explosões e os pássaros têm a saúde muito afetada, crianças e idosos ficam agitados, sem contar que muitos acidentes ainda podem ocorrer durante o manuseio com os artefatos.

Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quinta-feira (31), o vereador Guilherme Coan, ressaltou que o Projeto de Lei não tem como objetivo acabar com os espetáculos e festejos realizados com fogos de artifícios, apenas visa proibir que sejam utilizados artefatos que causem barulho, estampido e explosões, causando risco à vida humana e dos animais.

Ainda durante a entrevista, Guilherme falou sobre outros assuntos, como a Lei do Nepotismo, que foi aprovada pela Câmara mas a prefeita ainda não colocou em prática.

Ouça a entrevista completa: