89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

No Dia do Doador de Sangue, HEMOSC ressalta importância da doação

Com o tema “Pratique o bem, doe sangue”, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) promove ações em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado neste dia 14 de junho.

Doar sangue é um gesto solidário e generoso de amor ao próximo. A data 14 de junho foi definida como Dia Mundial do Doador de Sangue pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem ao imunologista Karl Landsteiner, responsável por descobrir o fator RhD. Além disso, no ano de 2015, o Ministério da Saúde instituiu a Campanha do Junho Vermelho com o objetivo de incentivar as doações voluntárias de sangue no Brasil.

Nos primeiros quatro meses de 2024, o HEMOSC recebeu mais de 82 mil candidatos à doação. O HEMOSC é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde que está presente em nove cidades catarinenses: Florianópolis, Criciúma, Tubarão, Lages, Joaçaba, Chapecó, Blumenau, Joinville e Jaraguá do Sul. É responsável por 99,8% do sangue coletado e distribuído aos hospitais e clínicas de Santa Catarina.

No site do HEMOSC consta as principais informações sobre os requisitos para a doação, locais e horários de atendimento para que sejam realizados os agendamentos. www.hemosc.org.br

Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta sexta-feira (14) a coordenadora técnica do HEMOSC Criciúma, Camila Rodrigues Teixeira, falou sobre a importância da data celebrada no dia de hoje, e de como estão os estoques do banco de sangue. Atualmente as tipagens O +, O -, A + e A – estão com estoque reduzido.