No próximo sábado (13) acontece o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe em Lauro Müller. A iniciativa busca incentivar a população a atualizar a caderneta de vacinação, com atendimento em período alternativo ao praticado durante a semana nas salas de vacinas. A ação organizada pela secretaria municipal de Saúde irá realizar a vacinação das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, em três unidades: Centro, Guatá e Barro Branco.
O foco da Campanha é a imunização dos grupos prioritários com a vacina que protege contra os três subtipos do vírus mais circulantes no momento: influenza A (H1N1); influenza A (H3N2) e influenza B. Contudo, pessoas que precisam atualizar a sua caderneta com outros imunizantes também poderão ser atendidas no Dia D.
Para receber as doses, é necessário apresentar um documento de identidade, caderneta de vacinação e comprovante de pertencimento ao grupo prioritário (em caso de vacinação contra a gripe influenza).
Os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde que estão aptos a receber a vacina contra a gripe são:
Idosos com 60 anos;
Trabalhadores da saúde;
Crianças (6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias)
Gestantes,
Puérperas,
Professores,
Comorbidades,
Pessoas com deficiência permanente,
Caminhoneiros,
Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso,
Trabalhadores Portuários,
Forças de Segurança e Salvamento,
Forças Armadas,
Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade,
População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quinta-feira (11), a técnica em enfermagem da vigilância epidemiológica, Lúcia Ascari Laipelt Vargas, contou como estão os preparativos para o DIA D, em Lauro Müller.