89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Inauguração da Maria Fumaça foi a atração no aniversário de 67 anos de Lauro Müller

O aniversário de 67 anos de emancipação político-administrativa de Lauro Müller foi celebrado no último sábado (20). A data foi marcada pela inauguração da locomotiva a vapor, que foi restaurada para ficar em exposição na sede do Ecomuseu Serra do Rio do Rastro e antiga estação ferroviária. A cerimônia foi realizada durante a manhã, com a presença de autoridades locais, vereadores, representantes das forças de segurança como as polícias militar e rodoviária, além do corpo de bombeiros. Também marcaram presença o prefeito de Orleans, Jorge Koch, o coordenador regional Sul da secretaria de infraestrutura, Ademir Honorato, integrantes do Museu Ao Ar Livre de Orleans e do Museu Ferroviário de Tubarão e representantes da Ferrovia Tereza Cristina.

Na ocasião, também houve atrações culturais e musicais com a Banda Santa e o Espaço do Som, além do corte do bolo.

Quem também participou da cerimônia foi o senhor Nereu Gonçalves. Aos 84 anos de idade, o morador do bairro Bela Vista, é um dos últimos maquinistas que conduzia a locomotiva por Lauro Müller e região. A nossa reportagem, seu Nereu lembrou com felicidade dos anos que trabalhou operando a maria fumaça.

João Paulo Gaspar Rodrigues, é um dos mecânicos que integram a equipe do Museu Ferroviário de Tubarão e participou do processo de restauração da locomotiva. Após o trabalho da equipe lá no museu, ele fez questão de vir conferir o resultado final do serviço de restauro.

Um diferencial que a locomotiva de Lauro Müller tem é o funcionamento do apito, que na versão original funcionava a vapor e era ouvido a quilômetros de distância. O diretor do Museu Ferroviário de Tubarão, Everaldo Luiz Barreto da Silva, explicou a adaptação que a equipe de restauro fez com o uso de um compressor, para que o sinal sonoro voltasse a funcionar.

A diretora do Museu Ao Ar Livre de Orleans, Valdirene Böger Dorigon, destacou a importância da vinda da locomotiva, tanto para o turismo no município e região quanto para a ampliação do acervo do Ecomuseu Serra do Rio do Rastro.

A vice-prefeita, Soraya Curcio Librelato, falou sobre a importância da vinda da locomotiva para contribuir com o resgate da história do município.

Ouça abaixo a reportagem completa: