89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Hemosc registra aumento de 4,1 % nas doações de sangue em 2023

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), chegou a 160.597 candidatos à doação de sangue em 2023, um crescimento de 4,1% em comparação ao ano anterior. Esse incremento foi resultado de campanhas de conscientização que tiveram a adesão da sociedade catarinense.
Desse total de candidatos, 135.166 pessoas efetuaram a doação, sendo que 5.123 foram doações de plaquetas por aférese. Esse procedimento consiste em bombear o sangue do doador para um equipamento o qual irá separar as plaquetas para doação, fazendo com que o sangue retorne ao organismo do doador pelo mesmo acesso venoso.
Com a solidariedade dos catarinenses, que mesmo diante de eventos adversos como as enchentes, foi possível atender 99,8% das solicitações de sangue feitas pelos hospitais e clínicas de Santa Catarina.
Entre aqueles que doaram, mais de 52% repetiram o gesto pelo menos duas vezes durante o ano, o que demonstra que os catarinenses compreendem a doação de sangue como um ato de generosidade e cidadania.
Atualmente, em torno de 2,2% dos catarinenses é doador de sangue, sendo esse mais um número significativo comparado ao restante do Brasil, que contabiliza 1,4% da população.
Para ser um doador, basta agendar um horário no portal do Hemosc. Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas e contribuem efetivamente para a realização das cirurgias eletivas.
Durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quinta-feira (11) a coordenadora técnica do HEMOSC em Criciúma, Amanda Leal, falou sobre os bons resultados do último ano e reforçou a importância da doação de sangue, especialmente nesse período de férias.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista: