As escolas estaduais de Lauro Müller se preparam para as eleições dos Planos de Gestão Escolar (PGEs) e, consequentemente, dos diretores escolares, que acontecem no próximo domingo (10) e segunda-feira (11). No primeiro dia, a votação poderá ser feita das 8h às 17h. Já no segundo dia, o período será maior, das 7h às 20h.
Para votar, é necessário apresentar documento de identificação com foto. Os alunos devem apresentar documento que comprove sua matrícula na escola. Os profissionais da educação devem apresentar a carteira funcional. Os responsáveis legais devem apresentar o documento de identidade do aluno ou do responsável.
As eleições deste ano ocorrem de forma inédita. Para que um candidato seja eleito em uma unidade escolar, é exigido um quórum mínimo de 50% mais um, de cada setor votante, ou seja, pais de alunos, professores e estudantes.
A participação da comunidade escolar na eleição dos Planos de Gestão Escolar é essencial para garantir que as escolas sejam espaços de aprendizagem e de construção de cidadania. Quando a comunidade participa, ela tem a oportunidade de conhecer as propostas dos candidatos e escolher aquela que melhor representa seus interesses e necessidades.
A participação da comunidade escolar também contribui para fortalecer a democracia e a autonomia escolar. Quando a comunidade tem voz, ela pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da gestão da escola.
O Cruz de Malta Notícias está ouvindo os proponentes ao cargo de diretor escolar. As candidatas da Escola de Educação Básica Ernani Cotrin, do Guatá, e da Escola de Ensino Fundamental Visconde de Taunay, do Centro, já participaram da entrevista. Nesta quinta-feira (7) foi a vez da professora Carmen Lucia Justi Hoffman, falar sobre seu plano de gestão para a escola Walter Holthausen.
Ouça abaixo a entrevista completa: