O engasgamento é uma ameaça silenciosa que tira vidas, especialmente as dos recém-nascidos, que podem se engasgar com alimentos, objetos ou até mesmo saliva. Mesmo sendo uma ocorrência subnotificada, as estatísticas recentes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) são alarmantes, relatando que, em 2022, cerca de 15 bebês morrem todos os dias no Brasil devido ao engasgamento. A deputada federal Geovania de Sá, do PSDB, tem desempenhado um papel crucial na busca por soluções para o problema.
Através do Projeto de Lei (PL) 3729/2021, aprovado recentemente, a parlamentar propôs uma emenda à Lei do Estatuto da Criança e do Adolescente para incluir a obrigação de orientar gestantes sobre manobras de emergência em caso de obstrução das vias aéreas por alimentos. Além disso, o PL foi apensado ao PL 1435/2023, que visa tornar obrigatória a afixação de cartazes explicativos sobre o método pré-hospitalar da manobra de Heimlich. Essas medidas têm o potencial de salvar vidas.
A manobra de Heimlich é uma técnica simples e eficaz, que não apenas pode salvar crianças, mas também adultos e idosos em caso de engasgamento. Em situações de emergência, cada segundo é crucial, e o conhecimento dessas manobras pode fazer a diferença entre a vida e a morte.
Texto com informações de Cris Freitas, assessora de imprensa Geovania de Sá
Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta segunda-feira (13) a deputada federal Geovania de Sá, comentou sobre os projetos que visam salvar vidas infantis aqui no Brasil.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista: