Berço do gado leiteiro Jersey, Braço do Norte, recebeu na última segunda-feira (2) produtores do Sul do Estado na audiência pública que debateu a situação crítica dos produtores leiteiros no Estado.
Promovida pela Comissão de Agricultura da Alesc, por proposição do deputado Oscar Gutz (PL), a audiência contou com a participação de mais de 400 pessoas, que lotaram o auditório Sicoob Credivale, grande parte, produtores de leite da região.
Os produtores que se manifestaram durante o encontro afirmaram que a atividade corre sério risco, com a ameaça de abandono da atividade. Além da redução do valor pago pelo litro do leite, eles enfrentam a concorrência com o produto importado da Argentina, Uruguai e Paraguai por um preço mais baixo.
Para se ter uma noção da gravidade da situação, dados da Epagri apontam que de janeiro a julho deste ano, as importações aumentaram 182,4% em relação ao mesmo período do ano passado, sendo que 98% das importações de lácteos feitas pelo Brasil vieram dos países do Mercosul.
Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quarta-feira (4) o secretário de Agricultura de Braço do Norte, Adir Engel, que participou da audiência, comentou sobre as reivindicações que foram apresentadas durante o debate.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista: