Brasileiros puderam votar no último domingo na eleição de novos conselheiros tutelares, profissionais que atuam na linha de frente visando à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A escolha dos novos membros ocorre a cada quatro anos e o voto é facultativo, mas de grande importância para a constituição deste órgão.
A votação ocorreu simultaneamente das 8h às 17h nas escolas Visconde de Taunay (centro), Ernani Cotrin (Guatá) e Emília Mamede Soares (Barro Branco). O pleito se deu de forma tranquila e contínua, sem qualquer restrição.
A apuração ocorreu no auditório da Prefeitura sob a supervisão das candidatas, membros do CMDCA, representantes do Ministério Público e familiares das candidatas.
Em Lauro Müller, o eleitor poderia votar em uma das oito candidatas, foram contabilizados 1.757 votos, sendo 1.748 votos válidos e 9 votos nulos. A posse da nova equipe está prevista para o dia 10 de janeiro de 2024. Antes disso, as conselheiras titulares e suplentes passarão por mais um curso de formação.
Confira a votação das candidatas:
1º Daiane Matei – 527 votos
2º Ema Ferreira – 346 votos
3º Jesiane Vieira – 277 votos
4º – Sabrina Antunes – 158 votos
5º Larissa Aguiar – 156 votos
6ª Natalia Abreu – 130 votos (1ª suplente)
7º Luciana Paz Martins – 107 votos (2ªsuplente)
8º Izabel Goulart – 46 votos (3ª suplente)