O Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Apae de Orleans apresentam nesta quinta-feira (3) o resultado do projeto de automação do processo de marcha utilizado no tratamento com o PediaSuit. O método Pediasuit é um programa de fisioterapia intensiva, que trabalha desordens neuromusculares que necessitam de repetições para adquirir habilidades motoras, além de outros ganhos como: melhor coordenação; ganho de força muscular; flexibilidade; resistência; equilíbrio.
A fabricação do equipamento foi uma ideia das profissionais da Apae de Orleans, Morgana Righetto Zanin e Eduarda Medeiros Borghezan e desenvolvido a partir de um projeto aprovado pelo IFSC junto à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc), sendo agora doado à instituição.
O projeto será apresentado na presença de representantes do Governo de Santa Catarina e da Fundação Catarinense de Educação Especial em evento às 14h desta quinta-feira. Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias a fisioterapeuta da Apae de Orleans, Eduarda Medeiros Borghezan, comentou sobre a importância do equipamento para o tratamento dos alunos.
Ouça abaixo a entrevista completa: