89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Universidade gratuita: particulares defendem distribuição dos recursos de forma isonômica

A Assembleia Legislativa (Alesc) aprovou os projetos que criam o Programa Universidade Gratuita e o Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior. Juntas, as duas propostas formam um novo sistema estadual de concessão de bolsas de estudos de ensino superior em Santa Catarina.

As universidades particulares, que se opuseram à proposta original do governo do Estado e reivindicaram aos deputados maior participação nos recursos que serão destinados a bolsas de estudo, reagiram à aprovação do Universidade Gratuita. Na avaliação da Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (Ampesc), os projetos aprovados pelos deputados foram melhores do que aquele que chegou no Legislativo, mas o programa ainda pode ser aperfeiçoado.

“O nosso entendimento é que esse recurso uma vez público ele teria que ser distribuído de forma isonômica a todo catarinense que tivesse interesse em realizar o seu sonho através de um curso superior. E o fato desse recurso disponibilizado, não poder atender ou não, não ser do tamanho da necessidade do número de catarinenses que gostariam de fazer ensino superior, nós teremos que adotar um determinado critério para poder fazer essa distribuição. A nossa defesa sempre foi pelo índice de carência. Então se eu tenho mais candidatos mais alunos mais catarinense que querem fazer curso superior que essa distribuição do recurso ela seja feita de forma isonômica, ou seja,que todos tenham direito ao acesso a este recurso. E que o critério para distribuir esse recurso então seja pelo índice de carência”, defendeu o diretor das Faculdades Esucri, professor Everaldo José Tiscoski, durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quinta-feira (13).

Ouça abaixo a entrevista completa: