89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Sem ajuda da Amesc, serviço aeromédico do Saer/Sarasul pode ficar comprometido

O serviço de urgência e emergência prestado por meio do socorro em atendimentos primários de saúde já é reconhecido como essencial e está à disposição de mais de um milhão de pessoas nas regiões da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e Amurel (Associação Municípios Região de Laguna). Porém, os prefeitos da Amesc ainda não contribuem com a divisão de custos do serviço.

O aumento dos valores para custeio do combustível e locação da aeronave do Serviço Aeropolicial (Saer) têm causado preocupação para a Polícia Civil (PC) na região Sul do Estado que a qualquer momento pode baixar a aeronave devido aos gastos altos.

O serviço que funciona há dois anos e meio já salvou inúmeras vidas. Em 2023 o serviço aeromédico já foi acionado 90 vezes, entre os meses de janeiro e abril. No ano passado, no total, foram 171 chamados, e em 2021 foram 190 atendimentos.

Durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta segunda-feira (5) o comandante do Saer em Criciúma, delegado Gilberto Mondini, comentou sobre as dificuldades financeiras enfrentadas devido ao aumento nos custos de manutenção e operação do serviço.

Ouça abaixo a entrevista completa: