A Secretaria de Assistência Social de Lauro Müller, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), lançou a campanha “Família Acolhedora”, com o intuito de receber novos cadastros de famílias disponíveis para acolherem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O Programa Família Acolhedora se organiza na residência de famílias que forem cadastradas e capacitadas previamente pela equipe do programa e visa oferecer proteção integral às crianças e adolescentes, que tiveram seus direitos violados e forem afastados da família de origem mediante determinação judicial.
O programa atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, que são encaminhados para serem inseridos no convívio de uma família acolhedora, através de uma medida protetiva e provisória, onde a família acolhedora desempenhas suas atribuições por um tempo determinado, com o acompanhamento e suporte da equipe do programa, não podendo a família acolhedora candidatar-se a adotar a criança ou adolescente acolhido.
O acolhimento ocorre até que seja possível a reintegração familiar ou, na sua total impossibilidade, encaminhamento para adoção, garantido o atendimento à criança e adolescente em ambiente familiar, com atenção individualizada proporcionando-o uma vivência familiar e comunitária positiva, determinante para seu desenvolvimento integral de forma saudável.
Durante entrevista ao repórter Marcos de Melo, o secretário de Assistência Social de Lauro Müller, Pedro Luiz Machado, o Pedrinho, reforçou o convite para que as famílias interessadas em fazer parte do programa família acolhedora entrem em contato através do número (48) 3464-4780.
Campanha do Agasalho
Ainda durante a entrevista, o secretário comentou também sobre a Campanha do Agasalho que está sendo realizada pela pasta. As doações podem ser entregues na sede da Secretaria, no Centro Comunitário do Bairro Cairú ou ainda na sede do CRAS.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista: