Conectados à pauta de defesa das Instituições Comunitárias, mais de 350 pessoas, entre estudantes, professores e colaboradores da região de Orleans, estiveram no Centro de Vicência do Centro de Vivências do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave).
O evento foi a oitava etapa do Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias, promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e coordenado pelo deputado estadual Napoleão Bernardes. Que lembrou que universidades comunitárias estão muito mais presentes na vida das pessoas, do que as pessoas podem imaginar.
Para o reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, o movimento só vem mostrar a força que o sistema comunitário tem. “O quanto é importante numa instituição comunitária, o papel o que ele desempenhou no passado, na interiorização do ensino superior, o que levou o nosso estado, que tem só 1% território, mas que desponta nacional a nível de ensino, tecnologia e qualidade de vida”, afirmou o reitor lembrando que 77% dos acadêmicos do Unibave recebem algum tipo de benefício integral ou parcial.
Durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quarta-feira (19), o reitor do Unibave comentou também sobre a reunião realizada na última segunda-feira, onde o secretário estadual de Educação, Aristides Cimadon, recebeu a presidente do Sistema Acafe, Luciane Ceretta e demais reitores para apresentar os critérios de adesão das Instituições de Ensino Superior ao programa Universidade Gratuita.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista: