Na manhã de terça-feira (12) o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Mauro de Nadal (MDB), convocou uma reunião com os líderes das bancadas e dos blocos partidários com a intenção de debater e propor ações legislativas no reforço à segurança nas escolas catarinenses. A reunião contou com a presença de diversos parlamentares.
O Parlamento intensificou o empenho em apresentar e aprovar leis sobre segurança nas unidades escolares em razão dos sucessivos ataques a escolas que têm acontecido em diversas cidades brasileiras e no mundo. Durante a reunião, os deputados presentes apresentaram diversas ideias de propostas legislativas sobre o tema. Maior controle de acesso nas entradas das escolas, canal direto entre a comunidade escolar e a Polícia Militar, intensificar as investigações na internet de usuários que são potencialmente uma ameaça foram algumas das sugestões apresentadas.
Outra proposta trata sobre critérios para que o Estado, municípios e unidades escolares possam firmar convênios para a utilização de servidores do CTISP (Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública) no ambiente escolar.
Durante entrevista ao Cruz de Malta Notíicas desta quarta-feira (12), a presidente da Comissão de Educação, deputada Luciane Carminatti, comentou sobre os projetos que estão em tramitação na Alesc sobre o tema e destacou a importância do debate para não tomar medidas impensadas.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista: