Após o ataque que deixou quatro crianças mortas e outras cinco feridas em Blumenau, na última quarta-feira (5), a segurança nas escolas passou a ser pauta em todo o país. Porém, além da segurança física dos alunos é preciso estar atento à saúde mental dos estudantes.
Episódio como o de Blumenau, podem afetar, seja a curto ou a longo prazo, o psicológico dos pequenos e de adolescentes.
O impacto pode acontecer não somente nas crianças presentes no ataque, mas também nas que acompanharam o evento, seja pela mídia, redes sociais ou ouvindo histórias próximas. Por isso, eles podem, por exemplo, ter medo de ir para a escola. Em Lauro Müller essa situação já é observada principalmente nas escolas do ensino fundamental onde já é possível observar a evasão dos alunos.
Durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta terça-feira (11), a secretária de Educação, Vanderleia Alves e a psicóloga da secretaria de Educação, Mel Vargas Bardini, comentaram sobre as medidas de segurança que foram reforçadas na rede municipal. Elas também trouxeram informações de como os pais devem abordar o assunto com os filhos e também, como os próprios pais devem proceder para restabelecer a rede de confiança entre família e escola.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista: