A usina Jorge Lacerda, com 740 megawatts de potência, instalada na cidade de Capivari de Baixo, é uma das principais geradoras de energia de Santa Catarina. Na última quinta-feira (9), o governador Jorginho Mello fez uma visita às instalações da estrutura que tem um papel importante na economia do estado. O Complexo Termelétrico Jorge Lacerda movimenta R$ 6 bilhões na economia catarinense e gera pouco mais de 20 mil empregos diretos e indiretos.
Ainda como senador, Jorginho Mello, trabalhou pela criação de uma Política de Transição Justa voltada à energia limpa que hoje já é uma realidade. Em 2021, o projeto determinou que a União prorrogue a autorização do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, por 15 anos, a partir de 1º de janeiro de 2025. Durante a visita, Jorginho Mello garantiu o apoio do Governo do Estado às iniciativas de transição energética.
O presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan, participou do evento e explicou sobre a importância da Transição Energética Justa. Durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta segunda-feira (13), Zancan comentou sobre o encontro que serviu também para reforçar o pedido de apoio ao governo para regulamentar esta Lei trazendo a coordenação para a Casa Civil, para implantar o plano de TEJ de Santa Catarina.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista