Aconteceu na última sexta-feira a posse do novo presidente da Associação de Municípios da Região Carbonífera (Amrec). O prefeito de Morro da Fumaça, Agenor Coral, o Noi, assumiu o cargo no ano que seria destinado ao partido progressista (PP).
Pelo estatuto da Amrec, a eleição funciona num rodízio entre os partidos. No primeiro ano de mandato o partido com maior número de prefeitos. No caso o MDB, com cinco (Orleans, Balneário Rincão, Treviso, Lauro Muller e Cocal do Sul). No segundo ano seria o PSDB, que tem três prefeitos (Criciúma, Siderópolis e Nova Veneza), mas num acordo com o PSD, os partidos inverteram os anos de posse. Assumindo o prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, em 2022. Para 2023 é a vez do PP (Içara, Morro da Fumaça e Urussanga). Já no próximo ano, será a vez do PSDB.
Hoje, a Associação conta com 12 municípios e tem uma população superior a 468 mil habitantes. Durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta segunda-feira (30), o novo presidente comentou que em conjunto com os demais prefeitos, quer lutar pelo aumento do efetivo policial na região. Outra questão será a atualização da tabela SUS, movimento que será encabeçado pelos secretários de saúde e vai contar com o apoio da associação. Outro ponto tratado pelo presidente será a ampliação da sede da Amrec.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista: