A Vigilância em Saúde de Lauro Müller encontrou uma larva do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Os agentes identificaram a larva em uma armadilha implantada pelo Programa de Combate à Dengue, localizada nas imediações de uma pousada, no distrito de Guatá. A descoberta foi feita na última terça-feira (3) e confirmada por análise laboratorial.
A partir da identificação, foi iniciado o processo de delimitação de foco, que compreende um raio de 300 metros a partir do local. Dentro desta área delimitada, os agentes em vigilância e os agentes comunitários de saúde, estão realizando inspeções nas residências, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais e industriais. O intuito é acabar com possíveis novos focos e informar a população da importância de eliminar todo tipo de material que possa vir se tornar um depósito de água parada.
Durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quinta-feira (5) o responsável pela Vigilância Sanitária no município, José Ceron e o agente de endemias, Edson Mazzucco, reforçaram o pedido para que a população colabore na prevenção ao surgimento de novos focos.
Confira algumas ações que você deve tomar, pelo menos uma vez por semana:
Verificar se a caixa d’água está bem tampada.
Deixar as lixeiras bem tampadas.
Colocar areia nos pratos de plantas.
Recolher e acondicionar o lixo do quintal.
Limpar as calhas.
Cobrir piscinas.
Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.
Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação.
Cobrir bem todos os reservatórios de água.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista: