A Instância de Governança Regional (IGR) é uma classificação do ministério do turismo, que auxilia no planejamento das atividades por regiões. Mas no Sul do estado, a IGR Encantos do Sul está parada já tem algum tempo que nem um presidente responsável existe. Por este e outros motivos, os municípios que compõem as regiões da Amrec e Amurel, solicitaram a Santur (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina), o desmembramento da Encantos do Sul.
O pedido de desmembramento é para que cada região tenha uma Instância de Governança Regional própria. Com isso, a Amurel integraria a Caminho Serra Mar e a Amrec integra a Quatro Estações, órgãos próprios para trabalhar o desenvolvimento do turismo em seus municípios.
Durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quarta-feira (28), a secretária de Turismo de Lauro Müller, que é membro do Colegiado de Turismo na Amrec, Patrícia Pontaldi Breis, comentou sobre os benefícios que o desmembramento pode trazer para as duas regiões, especialmente no que diz respeito a vinda de recursos federais.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista: