89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Corredor Ecológico criado para proteger nascentes de rios abrange território de Lauro Müller

Com intuito de proteger as nascentes, conservar a biodiversidade e recuperar as áreas degradadas, o Governo de Santa Catarina instituiu o Corredor Ecológico Caminho das Nascentes. O Decreto 2.367, assinado pelo Governador Carlos Moisés, foi publicado no Diário Oficial do último dia 22.

O Corredor Ecológico Caminho das Nascentes possui 1.519 km de extensão e ocupa uma área de 1.716 km², contemplando 46 municípios, composto predominantemente por Áreas de Preservação Permanente.

O Corredor Ecológico Caminho das Nascentes foi dividido em 5 (cinco) setores para a finalidade de gestão. O Setor Aquífero Guarani abrange parte do território do Município de Lauro Müller e conecta as Unidades de Conservação Parque Nacional (PARNA) de São Joaquim, PARNA de Aparados da Serra, REBIO Estadual do Aguaí e o Parque Estadual da Serra Furada.

Durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta terça-feira (27), o Secretário Executivo do Meio Ambiente de Santa Catarina, Leonardo Porto Ferreira, explicou que o decreto é um mecanismo de promoção da melhoria da qualidade ambiental e tem o objetivo, também, de orientar os proprietários rurais sobre a preservação, conservação e regularização das áreas de preservação ambiental nas propriedades. Desapropriar terras privadas abrangidas pela faixa ecológica não faz parte dos objetivos do projeto.

Ouça abaixo a íntegra da entrevista: