Orleans e Lauro Müller estarão à frente do Colegiado de Agricultura da região carbonífera no próximo ano. O secretário de Orleans, Luiz Cristóvão Crocetta, foi reeleito presidente do Colegiado. A vice-presidência ficou a cargo do secretário de Lauro Müller, Eliandro Bett Giongo. A diretoria ainda conta com o secretariado da veterinária do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMREC, Bruna Viel.
Para o próximo ano o colegiado já tem uma pauta importante para debater nos municípios: a nota fiscal do produtor. A partir do segundo semestre de 2023, o documento passará a ser exclusivamente eletrônico. Os secretários se mostram preocupados com a medida do Governo do Estado que pode afetar toda uma cadeia produtiva de pequenos produtores.
“Cada município tem sua realidade. Uns já tem um pouco de internet no interior, outros não tem nada. Vamos solicitar também ao governo do estado a destinação de recursos para a compra de computadores e impressoras, para serem instalados nas secretarias. Pois muitos produtores não vão conseguir tirar a nota fiscal, por não ter o conhecimento, o domínio da internet. Uns até sabem, mas a maioria não. É preciso dar condições para os agricultores trabalharem, como o governo está fazendo ele quer que o agricultor vá embora pra cidade”, comentou Cristóvão durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta segunda-feira, dia 5.
Ouça abaixo a entrevista completa: