Pesquisadores dos principais institutos do mundo seguem discutindo alternativas para a captura de carbono. A equipe do Centro Tecnológico Satc (CTSatc) acompanha essas discussões. Em outubro, os pesquisadores Luciano Bilessimo e Thiago Fernandes de Aquino estiveram no Carbon Capture Summit USA 2022, que tratou do tema. O evento ocorreu na Califórnia (Estados Unidos). O objetivo foi compreender como a captura de CO2 está sendo trabalhada em várias frentes no mundo.
“O equipamento que a gente desenvolveu é inédito no país. Nas visitas que a gente tem feito ao redor do mundo, principalmente nos EUA, estamos com uma equipe bem atualizada com relação a essa tecnologia que é uma tecnologia de classe mundial, aqui no Brasil esse equipamento que a gente tem é o único nesse sentido, existem outras formas comerciais de captar CO2 a um custo muito alto, mas o que a gente faz aqui na Satc é desenvolver a pesquisa onde seja viável e também economicamente aplicar ela na indústria”, ressaltou o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Satc, Luciano Bilessimo durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta terça-feira, dia 29.
No Centro Tecnológico da Satc, a pesquisa que envolve a captura de carbono está na fase três. A planta-piloto que foi montada e faz esse procedimento será submetida a novos testes em 2023. Já foi comprovada que a tecnologia desenvolvida pelos pesquisadores da Satc funciona.
*Com informações da assessoria de imprensa Satc
Ouça abaixo a entrevista completa: