Os eleitores de Lauro Müller, que votam na Escola Walter Holthausen, devem ficar atentos à mudança no local de votação. Devido às obras de reforma da escola as seções eleitorais foram transferidas para a Escola Municipal Hilário Pescador, no bairro Sumaré.
No dia 2 de outubro, 5.489.658 eleitores catarinenses irão às urnas escolher representantes para Presidência da República, Governo do Estado, Senado Federal, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.
As seções eleitorais serão abertas às 8h e encerrarão os trabalhos às 17h do horário de Brasília, desde que não haja eleitores na fila. O horário de votação será unificado em todo o país nas Eleições 2022, diferente do que ocorreu nas eleições municipais de 2020, que teve horário estendido, em virtude da pandemia de Covid-19.
Neste ano, cinco cargos estão em disputa. O eleitor votará na seguinte ordem:
Deputado ou deputada federal (quatro números);
Deputado ou deputada estadual (cinco números)
Senador ou senadora (três números)
Governador ou governadora (dois números)
Presidente da República (dois números)
Ao votar, serão apresentados na urna o nome e a fotografia do candidato, acompanhados da sigla do partido político e do nome do cargo disputado. A cada voto, o eleitor deve apertar na tecla confirma (verde) após conferir os dados do candidato.
Para não esquecer os números, o eleitor poderá levar uma “colinha eleitoral” um lembrete. “É aconselhável, são cinco candidatos, uma eleição longa que você vai apertar na urna mais de 20 vezes, bem diferente de uma eleição municipal que são só dois candidatos. Todos devem levar, mesmo que acha que já sabe de cabeça é bom levar para na hora do voto não se perder”, comentou em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quarta-feira, dia 21, Fábio Mendes do Santos, Chefe do Cartório da 23ª Zona Eleitoral.
Ouça abaixo a entrevista completa: