A empresária Astrid Barato que há 24 anos vivencia o cotidiano do setor carbonífero da região, tem agora um envolvimento ainda maior no segmento. Astrid assumiu a presidência do Sindicato da Indústria Carbonífera do Estado de Santa Catarina (Siecesc) até 2025.
Um dos principais desafios que a nova presidente terá pela frente, será o acompanhamento da implantação do Programa de Transição Energética Justa no Brasil. “Em 2040 teremos que estar trabalhando com baixa emissão de carbono, um modelo bem mais sustentável para o setor. Este é o nosso desafio, buscar novos produtos, novas tecnologias, inovação dentro da nossa área de atuação para que ela seja transformada”, destacou Astrid, durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quinta-feira, dia 7.
Inclusive, a primeira reunião do grupo multidisciplinar que vai trabalhar a pauta da Transição Energética Justa, terá seu primeiro encontro no próximo dia 15 em Brasília.
O Siecesc reúne hoje seis empresas do setor, com mais de 3 mil trabalhadores diretos e 20 mil indiretos. Um segmento que é responsável por fomentar a economia em cidades da região Sul de Santa Catarina. Criado em 1989, o Sindicato tem, pela primeira vez, uma mulher ocupando a presidência.
Ouça abaixo a entrevista completa: