89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Metade das áreas da ACP do Carvão devem ser liberadas, informa presidente da Amrec

Os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) realizaram uma reunião itinerante, no último dia 14, na estrutura da Festa da Tainha, que aconteceu no Balneário Rincão. Uma das pautas discutidas pelos prefeitos foi sobre a Ação Civil Pública do Carvão (ACP).

O presidente da Amrec e prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, anunciou novidades, e disse que a audiência realizada no Ministério de Minas e Energia semanas atrás, já deu resultado. Um encontro com os promotores do Ministério Público está previsto para o próximo dia 26 de julho. A esperança dos prefeitos é que metade das áreas da ACP do Carvão sejam liberadas para uso nos municípios.

Atualmente, nove dos 12 municípios da Amrec integram a ACP do Carvão e têm áreas com impedimento de uso, porque o Ministério Público considera que elas não estão recuperadas. São áreas que não podem receber investimentos, loteamentos, indústrias, parques, praças. São diversos fatores que vem atrasando e atrapalhando o desenvolvimento das cidades.

Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias, o presidente da Amrec, José Cláudio Gonçalves, destacou a importância da liberação dessas áreas.

“A ideia do Ministro [de Minas e Energias] e do Ministério Público Federal, em Brasília, é a liberação de pelo menos a metade dessas áreas. Isso significa uma possibilidade imensurável da nossa região se desenvolver porque nós temos muitas áreas que são impedidas de serem doadas para empresas, fazer loteamentos, por estarem inseridas na ACP do carvão”, comentou Neguinho.

Ouça abaixo a íntegra da entrevista: