A doação de sangue é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de outras pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. Além destas situações, o sangue também é indispensável para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.
Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue. Em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml. Uma única doação pode salvar até quatro vidas.
Atualmente o Hemocentro Regional de Criciúma (Hemosc), tem tido uma demanda maior por sangue de tipagem O+ e B-. Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias, desta sexta-feira,dia 17, o coordenador técnico do Hemosc em Criciúma, Rafael Luiz da Silva, destacou a importância da doação de sangue.
“O sangue é uma matéria fundamental para que aconteçam diversos procedimentos médicos como as cirurgias de coração, vasculares, ortopédicas, e tem inúmeros outros tipos de usos como tratamento de pacientes com câncer, especialmente os tipos de leucemia. Também tem os pacientes com problemas genéticos na produção de hemácias, tipos de anemia, talassemia, é uma infinidade de usos médicos. Não existe um substituto artificial completo para o sangue humano, então para a gente ter essa matéria prima, precisamos sempre de doadores, de pessoas voluntárias para estarmos com os estoques adequados e atender todas as demandas”, destacou Silva.
A unidade do Hemosc em Criciúma funciona de segunda a sexta das 9h às 18h, sem fechar ao meio dia. No segundo sábado de cada mês o hemocentro regional fica aberto no período da manhã para a coleta. As doações podem ser agendadas pelo telefone ou whatsapp através do número (48) 3444-7400.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista: