Neste dia 10 de junho o Alcoólicos Anônimos (AA) completa 87 anos de existência no mundo. O AA é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham, entre si, suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolverem seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.
Para ser admitido no AA, não existem taxas nem mensalidades. A única exigência é o desejo de abandonar a bebida. Ninguém declara endereço ou profissão, classe social ou poder econômico, ideologia política ou crença religiosa. Os membros do AA são protegidos pelo mais absoluto anonimato que, além de preservar a identidade dos alcoólicos, afasta qualquer ideia de projeção pessoal ou de terceiros que possa contaminar a estrutura da irmandade, regulamentada pelas Tradições que asseguram a unidade da instituição.
Em Lauro Müller, o Grupo Estrela da Sobriedade atua há 36 anos com a proposta de ajudar o alcoólico a parar de beber. Os encontros são semanais e ocorrem todas às segundas-feiras, das 20h às 22h, no centro comunitário da comunidade de Rio Amaral I. Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias, desta sexta-feira, os membros do AA, José de Andrade Rodrigues, o Dé, e João Machado comentaram sobre a data e o trabalho que a Irmandade realiza em nosso município.