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Celesc desmente informação de que estaria realizando cortes e obrigando consumidores a adotar novo padrão de entrada de energia

Na última terça-feira, um ouvinte entrou em contato através da página da Cruz de Malta no Facebook, afirmando que a Celesc estaria cortando a energia de moradores, principalmente os mais carentes, e obrigando a fazer a mudança do padrão de entrada de energia (poste e medidor).

Para esclarecer a situação, o gerente do núcleo Sul da Celesc, Zulnei Casagrande, concedeu entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quarta-feira, e explicou que a suspensão do fornecimento tem sido realizada apenas nos casos de inadimplência. Antes do corte, o consumidor é avisado/alertado de possíveis débitos nas faturas subsequentes. Já no caso de padrões que não oferecem mais condições de segurança para eventual religação, o medidor pode (ou não) ser retirado, mas necessariamente é solicitado que o consumidor adeque às instalações. E esses procedimentos são amparados pela Resolução 414 da ANEEL.

“Consumidores que estão em dia e que por algum motivo o padrão de entrada já está um pouco diferente das novas normas técnicas, isso não é motivo para a Celesc fazer a suspensão do fornecimento de energia, é preciso deixar isso bem claro. Se aparecer alguém na sua residência dizendo que tem que trocar padrão, chame a polícia, informe a Celesc porque isso não é procedimento da concessionária”, alertou Casagrande.

Ouça abaixo a entrevista completa: