Com a chegada da época mais fria do ano, começam a aumentar os casos de doenças respiratórias. As crianças são as que mais sofrem e nos últimos dias, pais e médicos têm ficado em alerta devido ao aumento dos casos de bronquiolite em crianças menores de três meses. A bronquiolite é uma inflamação aguda dos bronquíolos terminais, ou seja, das ramificações mais finas que conduzem o ar para dentro dos pulmões.
A doença é causada, na grande maioria das vezes, por vírus, e o mais frequente é o vírus sincicial respiratório (VSR), que circula principalmente nos meses frios. A bronquiolite, geralmente, começa como um resfriado, com obstrução nasal, coriza e tosse. Entre o terceiro e o quinto dia, se o sistema imunológico não for eficiente o suficiente para eliminar o vírus da via aérea superior, ele atinge o pulmão, causando uma inflamação dos bronquíolos. Essa inflamação aumenta a produção de secreção, dificultando a respiração, gerando o chiado e o cansaço.
Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta terça-feira, dia 17, a médica pediatra Graziela Nasario Aragona, falou sobre a doença e destacou as formas de prevenção: “A primeira forma de prevenção é evitar as aglomerações. Festas infantis, casamentos, eventos que tenham muitas pessoas, pois a circulação do vírus tende a ser maior. Outra medida muito eficaz é a higiene nasal, seja com dispositivo de spray nasal ou lavar com a seringa com soro fisiológico”, comentou a pediatra.
Ouça abaixo a entrevista completa: