89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Agrotóxicos a partir do princípio ativo Clomazone estão proibidos em Santa Catarina

Em Santa Catarina, nenhuma propriedade rural deve usar agrotóxicos a partir do princípio ativo Clomazone que se apresentam na formulação “concentrado emulsionável (CE)”. Análises das equipes técnicas da Cidasc confirmaram que pelas características do território catarinense é tecnicamente muito difícil o uso deste produto. A própria bula já recomenda que ele seja aplicado em locais com mais de 800m de distância de culturas vizinhas, de áreas habitadas, leitos de rios e outras fontes de água, de criações e de áreas de preservação ambiental. Sendo que são poucas as propriedades no Estado que atendem a todas essas condicionantes.

Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta segunda-feira, dia 18, o engenheiro agrônomo e gestor da Divisão de Fiscalização de Insumos Agrícolas da Cidasc, Matheus Mazon Fraga, explicou que problemas relacionados à deriva durante a aplicação eram comuns em Santa Catarina. Devido às características desta molécula e a forma de apresentação, mesmo uma leve brisa faz com que a mesma seja carreada a grandes distâncias, afetando lavouras de terceiros e a vegetação nativa.

“Os agricultores que por ventura tenham restos destes produtos em suas propriedades, que não podem mais ser utilizados e queiram fazer a destinação correta destes produtos podem levar junto às centrais de embalagens vazias de agrotóxicos, sem custo nenhum, e fazer a destinação de forma correta”, destacou o engenheiro agrônomo da Cidasc.

Ouça abaixo a íntegra da entrevista: