Falta menos de um mês para terminar o prazo para fazer a primeira via do título de eleitor, pedir a transferência do local de votação ou resolver pendências junto à Justiça Eleitoral, em tempo para votar nas Eleições de 2022. A data limite é o dia 4 de maio, quando ocorre o fechamento do Cadastro Eleitoral 150 dias antes do pleito, conforme determina a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – artigo 91).
Tudo pode ser feito de forma simples e rápida pela internet, na página de atendimento online do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), mas quem preferir o atendimento presencial deve procurar o Cartório Eleitoral da 23ª Zona, que atende os municípios de Orleans e Lauro Müller.
“Todo Ano Eleitoral a gente tem esse evento de fechamento de cadastro que é o último dia para fazer a transferência do título, solicitar o título pela primeira vez, corrigir algum dado no título de eleitor, como nome trocado, data de nascimento, etc. Esse evento acontece para permitir que os arquivos dos eleitores sejam inseridos na urnas”, explicou Fábio Mendes do Santos, Chefe do Cartório Eleitoral em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta terça-feira, dia 12.
Havendo necessidade do atendimento presencial, a pessoa interessada deve agendar a data e o horário no site do TRE-SC, na página de atendimento online, ou pelo Disque-Eleitor: 0800 647 3888. O horário de atendimento do cartório em Orleans é das 12h às 19h.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista: