A 23ª Zona Eleitoral de Orleans cumpriu a determinação do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) que revogou o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários do Partido Liberal (PL) e desconstituiu os mandatos dos candidatos a ele vinculados. Com isso foi declarada a nulidade dos votos recebidos pela legenda e pelos seus candidatos, resultando na cassação do mandato do vereador Acione Andrade Izidoro, o Serraninho.
No último dia 18, a Justiça Eleitoral realizou a nova totalização dos votos das eleições proporcionais de 2020. A cadeira que até então pertencia ao PL agora passará a ser ocupada pelo PDT. Com a retotalização dos votos, Valdecir Miotello deverá ser diplomado vereador eleito nos próximos dias. Após vencer os prazos legais para alguma contestação a respeito do novo resultado das eleições, a Juíza Rachel Bressan Garcia Mateus, deve proceder com a expedição dos novos diplomas de vereador eleito e suplentes.
Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quarta-feira, o Chefe do Cartório Eleitoral da 23ª Zona, Fábio Mendes dos Santos, explicou as últimas decisões do processo que altera a composição da Câmara de Vereadores de Lauro Müller.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista: