A semana encerrou sem nenhum tipo de avanço entre o sindicato que representa os trabalhadores e as empresas mineradoras da região. Nesta sexta-feira às 14h será realizada uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho, de forma remota, com a participação do Ministério Público do Trabalho. Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias, o presidente da Federação dos Mineiros do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (Fetiec), Genoir dos Santos, o Foquinha, afirmou que a solução para o impasse na categoria está nas mãos dos empresários.
Os trabalhadores das carboníferas já aprovaram entrar em greve e farão uma nova assembleia neste sábado, dia 5, na sede da Associação dos Mineiros de Siderópolis, para definir como será a paralisação se nenhuma nova proposta for apresentada pelo sindicato patronal. Ao ser questionado sobre a probabilidade de paralisação, Foquinha foi enfático: “A chance de greve é de 100%, a partir da próxima segunda-feira”.
Cerca de 3000 profissionais atuam em seis empresas das cidades de Lauro Müller, Urussanga, Içara, Siderópolis e Treviso.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista: