A partir de fevereiro, 711 escolas em Santa Catarina terão o Novo Ensino Médio, que inclui carga horária ampliada e currículo mais flexível. O novo modelo será implementado para os alunos da 1ª série do Ensino Médio de todas as escolas. Além da ampliação da carga horária mínima anual de 800 horas para 1.000 horas, o Novo Ensino Médio altera o modelo de estudo por disciplinas para áreas do conhecimento, ou seja, os conteúdos passarão a ser abordados de forma integrada e mais articulada.
O Novo Ensino Médio divide o currículo entre uma parte de Formação Geral Básica (máximo de 1.800 mil horas nos três anos) e uma parte flexível (mínimo de 1.200 mil horas nos três anos). Ambos são fundamentados pela Lei 13.415/2017, pelo Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define os direitos e objetivos de aprendizagem.
“O novo ensino médio veio para reposicionar a educação catarinense,estávamos estagnados e não existiam atrativos para que o aluno pudesse trilhar outras áreas, e começasse a fazer a discussão do seu projeto de vida”, comentou Vampiro em entrevista ao Cruz de Malta Notícias, desta quarta-feira.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista: