Com a chegada da temporada de férias é comum a diminuição no número de doações de sangue. As pessoas acabam saindo de suas casas, viajando mais. Com um número maior de veículos circulando pelas rodovias, aumentam as chances de acidentes, que por consequência aumentam a demanda dos bancos de sangue. Por isso, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) está solicitando que a população mantenha as doações regularmente.
O Hemosc solicita que a população faça o agendamento prévio para realizar as doações. O horário de atendimento no Hemosc de Criciúma é de segunda a sexta, das 8h15 às 18h30. Tem ainda uma unidade coletora em Tubarão, com funcionamento das 7h30 às 12h30. Em caso de dúvidas, o telefone para contato é (48) 3444-7410 e o número também funciona como WhatsApp.
Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias 2ª edição, desta terça-feira, dia 4, o coordenador do Hemosc Criciúma, Rafael Silva, comentou sobre a situação dos estoques na região: “No momentos estamos com os níveis adequados, porém ainda precisamos de reforços dos tipos A- e B-. Também é importante lembrar que o sangue tem validade, então é importante mantermos as doações de forma regular”, comentou Silva.
Quem pode doar:
Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (jovens de 16 e 17 anos deverão estar acompanhados por um responsável legal) e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário jejum, mas é recomendável uma alimentação sem gordura nas quatro horas antes da doação.