Com o calor, banhos em rios, lagoas e praias e piscinas estão entre as alternativas para se refrescar. Mas é preciso tomar alguns cuidados para que a diversão não se transforme em tragédia. O ano começou com mortes na região. O Corpo de Bombeiros Militar registrou três mortes por afogamento e um afogamento com recuperação na área do 8º Batalhão. Todos ocorreram em locais sem o serviço de guarda-vidas.
O Sargento Flávio Costa Araújo, em entrevista ao Cruz de Malta Notícias, desta segunda-feira, dia 3, comentou que o ideal é, em primeiro lugar, procurar um local conhecido e onde exista sempre a presença de guarda-vidas para se banhar.
“Nas praias têm as bandeiras vermelhas na faixa de areia que indicam as correntes de retorno. Apesar da menor quebra de ondas, o local possui forte correnteza em direção ao alto-mar. é importante evitar estes pontos. Se notar que está sendo arrastado por uma dessas correntes, mantenha-se calmo e tente acenar ou gritar por socorro enquanto nada para o lado, para sair da corrente”, destacou Araújo.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista: