A Polícia Civil de Santa Catarina está alertando a população contra um novo golpe que tem se tornado comum na região litorânea, especialmente nas praias. É o golpe da maquininha quebrada. Trata-se da máquina de cartão de crédito ou débito utilizada para pagamentos. Os criminosos usam como desculpa a tela da maquininha estar quebrada, para aplicar o golpe, eles adicionam dígitos a mais no valor da compra.
Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias, o delegado Ulisses Gabriel, orientou como a população pode evitar cair no golpe. “Quando a máquina estiver com a tela quebrada, evite fazer a compra e passar seu cartão, porque você não sabe qual o valor que será processado pela máquina”, comentou o delegado.
Ulisse comentou ainda sobre um outro tipo de golpe que está em alta na região. Após invadirem contas legítimas no Instagram, criminosos publicam stories anunciando TVs, geladeiras, máquinas de lavar e outros produtos em ótimo estado de conservação e por preços atrativos. Com bastante lábia, os golpistas convencem a vítima a fazer uma transferência via Pix para reservar o produto, que nunca é entregue.