Você já foi vítima de algum tipo de empréstimo sem a sua autorização? A fraude do empréstimo consignado ganhou volume a partir do segundo semestre de 2020, prejudicando especialmente os idosos e aposentados, conforme evidenciam dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).
Na cidade de Criciúma, para tentar diminuir esse tipo de fraude, a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, o Projeto de Lei 111/2021, de autoria do vereador Gustavo Colle, do PSD. A proposta autoriza a pessoa a ficar com valor depositado em sua conta na forma de empréstimo, sem a devida autorização para depósito.
“A gente não quer proibir, somos sabedores que muitos aposentados acabam se endividando ao longo da vida, e eles precisam de uma renda extra, uma ajuda, para poder se estabilizar. Queremos dar o direito para o aposentado ter o livre arbítrio para escolher se ele quer ou não fazer um empréstimo. O objetivo da lei é punir as irregularidades, os bancos ou correspondentes bancários, que fraudarem, depositarem indevidamente sem solicitar a permissão do aposentado”, explicou Gustavo em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quinta-feira, dia 9.
Ouça a entrevista na íntegra: