A falta de médicos atuando em unidades de Estratégia da Saúde da Família – ESF`s voltou a ser registrada em Lauro Müller. Desta vez o problema atinge os usuários da Unidade Francisca Korb, localizada no centro da cidade. “O médico que realizava os atendimentos, solicitou a exoneração do cargo alegando motivos pessoais. Já estamos na quinta chamada do concurso público – realizado no ano passado – , pois os aprovados optaram por desistir da vaga. Neste momento não é possível realizar a contratação emergencial para médicos ESF, pois temos que seguir a chamada de aprovados no concurso”, explicou a secretária de Saúde Stela Maris Bristot Mota.
A prefeita Saionara Bora, que também é médica, passará a dar suporte até que a situação esteja regularizada. “Nesta semana ela fará os atendimentos em dois períodos, na terça e na quinta-feira. Ela só não assumiu antes porque tinha que respeitar os compromissos já agendados previamente”, comentou Stela.
Nos demais dias, os usuários da unidade, que necessitam de atendimento médico devem procurar a enfermeira, que fará os encaminhamentos para as ESF’s do Arizona ou Sumaré.
Quanto aos atendimentos na comunidade de Barro Branco, a secretária explicou que a médica está em período de férias e deve retornar no início do mês de setembro.